Gerador Monofásico – o que é?

Gerador Monofásico Grupel

Gerador Monofásico – o que é?

O gerador monofásico é muito utilizado em residências e em equipamentos domésticos que utilizam a tensão monofásica. No nosso dia-a-dia, muitos dos equipamentos que utilizamos são alimentados por energia monofásica. Por outro lado, os equipamentos de maiores dimensões, por exemplo, os industriais, bem como a maioria dos geradores, utilizam energia trifásica de forma a conseguirem assegurar um fornecimento de energia adequado.

Mas afinal o que é um gerador e para que serve?

Trata-se de um equipamento que se utiliza para converter/transformar a energia mecânica e outros tipos de energia em energia elétrica. O gerador ideal é aquele que tem a capacidade de fornecer toda a energia que é gerada às cargas elétricas.
A energia passa por transformadores de modo a poder ser utilizada, para uso doméstico ou residencial ou para as indústrias.

Gerador Monofásico vs. Gerador Trifásico

  • A escolha de um gerador monofásico ou trifásico dependerá daquilo que pretende ligar, portanto pode optar por uma corrente monofásica (de 220 volts) ou então, corrente trifásica (de 220 ou de 380 volts);
  • Um gerador monofásico é uma escolha adequada para equipamentos cujo consumo de energia é baixo;
  • Deve optar por um gerador trifásico para aparelhos com motores de alta potência, que são também trifásicos;
  • Os geradores trifásicos apresentam menores dimensões, bem como menor peso comparativamente aos monofásicos, pois utilizam os seus enrolamentos com maior eficiência;
  • Para uma distribuição de energia no que respeita a longas distâncias um sistema de energia trifásica é mais aconselhável. Assim, irá conferir que, por exemplo, equipamentos indústrias de grande porte operem com maior eficácia.

Se tem um gerador, deve ter alguns cuidados no que respeita ao seu uso e à sua manutenção para o seu correto desempenho e para uma boa performance. Assim sendo, depois de o utilizar deve garantir que o acondiciona devidamente num local que esteja seguro, e caso possível deve colocá-lo sobre calços.

Caso não vá utilizá-lo durante cerca de um mês ou mais, deve proceder à limpeza do motor bem como ao escoamento do depósito para evitar danificar o gerador.

Independentemente, se é um gerador monofásico ou trifásico é muito importante que tenha um uso correto do mesmo e se pretende adquirir um gerador, tenha sempre em mente qual o tipo de utilização que o mesmo terá.

Caso tenha alguma dúvida acerca do gerador a utilizar, fale connosco.

Share this post


preloader