Projeto especial Grupel no México – 1507kVA (STP)

Projeto especial Grupel
Projeto especial Grupel

Projeto especial Grupel no México – 1507kVA (STP)

Recentemente a Grupel instalou um Gerador de Emergência numa central de ciclo combinado no México, adicionando assim um novo projeto especial ao seu portefólio.

Este projeto especial Grupel consiste num gerador a diesel de emergência de 1507kVA (STP) com um motor MTU 18V2000G85 e alternador Leroy Somer LSA 50.2 L7 dentro de um contentor de 40”. Este gerador foi instalado numa central elétrica de ciclo combinado no México com vista a alimentar a carga necessária para proteger o equipamento sensível da central no caso de haver falha na rede.

Esta central foi realizada tendo em conta as normas e certificações exigidas, e todo o equipamento foi testado segundo normas internacionais e requisitos do cliente. Todos os equipamentos elétricos foram instalados com a certificação UL, assim como o sistema de combustível.

O contentor foi dividido em 4 compartimentos, um para o gerador, outro para várias cabines elétricas, mais um para os depósitos de combustível e, por fim, outro para o sistema de combate ao incêndio. O sistema de combate ao incêndio é completamente autónomo e, no caso de incêndio em qualquer compartimento, este entra em ação imediatamente. Assim que entrar em ação, o gerador pára e a entrada e saída de ar fechará de forma hermética para garantir que não existirão fugas de CO₂ no exterior do contentor. O fornecimento de combustível do gerador é feito através de 2 depósitos de dupla parede separados, com a capacidade de 1500 Lts cada um.

O sistema de controlo é combinado com um sistema ABB PLC e com um controlador/sincronismo DEIF GPC-3. O controle é realizado através de um painel digital da ABB incorporado na cabine de controle.

O gerador pode ser testado com a carga máxima sem serem necessários bancos de carga externos e, consequentemente, os custos de manutenção periódica tornam-se reduzidos, porque neste caso não é necessário utilizar nenhum equipamento externo.

Para além destas características, também é importante evidenciar que a operação deste gerador é completamente automática e, devido à importância deste equipamento, este gerador arranca de forma automática e alimenta o equipamento essencial em menos de 10 segundos.

 

Panagiotis Saliaris

Gestor de Engenharia Electrotécnica

Share this post


preloader