Características dos Geradores de Grande Potência

Geradores grande potência

Características dos Geradores de Grande Potência

Uma das grandes mais-valias da Grupel é a sua flexibilidade, a sua capacidade de adaptação aos contextos e às necessidades específicas de cada cliente.

Por isso, o nosso departamento de Desenvolvimento de Produto, que conta com uma equipa de engenharia altamente especializada e um vasto conhecimento, projeta e cria soluções de grande potência para utilização em contextos como indústrias, centrais elétricas, centrais de cogeração ou para fins militares, a título de exemplo.

Fruto desse esforço, resulta um portefólio alargado de projetos especiais, que incluem grupos eletrogéneos totalmente customizados e com uma ampla diversidade de extras, que asseguram a capacidade de resposta para desenvolvimento ou adaptação a soluções verdadeiramente distintas.

 

Estes são alguns dos equipamentos e sistemas extra que compõem os Projetos Especiais Grupel:

Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA)

Este sistema permite o controlo os processos de fábricas inteiras, centrais de energia, entre outros, bem como a comunicação com os mesmos, através da obtenção, monitorização e processamento de dados.

 

Interface homem-máquina (HMI)

Este dispositivo, um ecrã táctil instalado no painel de controlo, exibe dados em tempo real e permite o controlo do equipamento e dos processos.

 

Sistemas independentes de proteção contra incêndio (PCI): deteção e extinção

Estes sistemas anti-incêndio são instalados de forma independente, um por contentor, e garantem a proteção rápida e eficaz dos equipamentos, em caso de fogo, sem custos acrescidos.

 

Depósitos de combustível de grande capacidade e sistemas automáticos de abastecimento de combustível

Como se trata de soluções de maior envergadura e potência, os projetos especiais Grupel têm de garantir uma grande autonomia e, para isso, os grupos eletrogéneos que os compõem contam com grandes depósitos de combustível. Os geradores podem, ainda, ser preparados para receber o abastecimento a partir de um tanque externo, controlado de maneira automática pelo controlador do gerador.

 

Sistemas remotos de refrigeração do motor através de permutadores de calor

É possível alojar os geradores em locais sem circulação de ar, instalando permutadores de calor e um radiador à distância para garantir o correto funcionamento do mesmo.

 

Sistemas Black Start

Em centrais elétricas há, muitas vezes a necessidade de sistemas auxiliares destinados ao arranque das turbinas, em caso de um blackout total. Estes sistemas, os Black Start, funcionam mesmo na ausência de qualquer fonte de alimentação externa, gerando eles próprios a energia necessária para restabelecer a rede elétrica da central.

 

Dos projetos Especiais Grupel mais recentes, importa destacar quatro:

Sistema de Cogeração, México

Este projeto Especial é alimentado a gás natural e está preparado para funcionar em contínuo, 24h/365 dias.

O projeto distingue-se pelo aproveitamento de energia térmica que lhe confere maior eficiência, por uma maior rentabilidade económica e pela redução de emissões de gases tóxicos.

Principais características:

  • Motogerador alimentado por um motor de gás natural da marca MTU, com capacidade de produção elétrica de 1.500kW | 480V | 60 HZ
  • Sistema de bombas para os circuitos de alta e baixa temperatura. Dado que este sistema é crítico, foi desenhado um sistema de bombas redundantes em ambos os circuitos
  • Rampa de alimentação de gás e válvulas associadas ao corte
  • Sistema de enchimento automático de óleo no motor, com depósito adicional de óleo limpo de 500 litros
  • Catalisador de escape para a redução de emissões de escape em forma de NOx e chaminé de evacuação
  • Fácil transporte marítimo e terreste;

Central de Ciclo Combinado, Costa do Marfim

Projeto Especial composto por 5 geradores a diesel de 3125kVA (STP) com motor MTU (20V4000G74F) e alternador MECC ALTE (ECO47MV-1L/4A), instalados em contentores de 40”, foi desenvolvido para ajudar uma Central de Energia na Costa do Marfim.

Dos seus atributos especiais destacam-se:

  • o Sistema SCADA para controlo e supervisão de todo o projeto
  • o sistema de combate a incêndios
  • e o gerador Black Start.

Projeto para Exército Espanhol (itinerante)

Projeto composto por 7 geradores a diesel de 600kVA com motor VOLVO (PENTA TAD 1642 GE) e alternador LEROY SOMER (LSA47.2L9 C6/4), instalados em contentores de 20’’, preparado para atuar em várias bases militares por todo o mundo.

Das suas particularidades destacam-se:

  • a facilidade do seu transporte pelo carácter itinerante do projeto,
  • e os diversos modos de operação (em paralelo e em ilha, e com arranque automático).

ETAR, Austrália

Projeto Especial composto por 3 Geradores de 1900kVA (STP) com motor MITSUBISHI (S16R-PTA) e alternador STAMFORD (S9H1D-B4). Foi enviado para a Austrália para funcionar em regime de emergência numa ETAR.

Das suas características especiais destacam-se:

  • os depósitos de combustível de 1200L
  • o sistema de arrefecimento remoto
  • e os transformadores de tensão com fusíveis integrados.

Se procura uma solução à medida que garanta a melhor qualidade, eficiência e assistência técnica, a Grupel tem a resposta.

Saiba mais sobre os nossos Projetos Especiais.

Share this post


preloader