Caso de estudo: Soluções de média tensão desenvolvidas pela equipa de engenharia Grupel

Caso de estudo: Soluções de média tensão desenvolvidas pela equipa de engenharia Grupel

Por Jose Angel Soutosalesdirector3@grupel.eu
Sales Manager de Projectos Especiais Grupel

A Grupel tem se vindo a estabelecer como uma referência na produção de equipamentos de geração de média tensão, por ter instalado nos últimos 5 anos, uma capacidade total de 93 MW.

Para aplicações onde é necessário produzir energia diretamente em media tensão, ou nos casos onde se utilizam transformadores elevadores, a GRUPEL desenvolveu um conjunto de soluções de engenharia que a tornam numa referencia mundial. Este tipo de soluções é cada vez mais solicitado mundialmente, pois permite uma produção de energia mais eficiente, com menores perdas. A Grupel possui um grande kow-how na area da produção de energia, contando com uma vasta lista de referencias em todo o mundo.

Dependendo da solução final escolhida pelos nossos clientes, o nosso catálogo oferece diversas opções, sempre com um denominador comum, que é a modularidade e facilidade de instalação.

Para este caso de estudo em particular, apresentamos-lhe um projeto que estamos a desenvolver na nossa unidade de produção, situada em Aveiro, Portugal.

Este projeto, um conjunto de grupos geradores de média tensão para uma das maiores estações de tratamento de águas residuais perto de Londres no Reino Unido, será composto por quatro unidades de 3,3 geração MVA, cada um no modo sincronizado com o grupo gerador e da rede, e com saída direta do alternador para 11 KV .

As unidades são encapsuladas numa canópia super silenciosa, projetada especificamente para esta aplicação e que irá fornecer atenuação de ruído suficiente para atingir 80dB a 1 metro (como exigido no caderno de encargos do projecto). Para além disto será introduzido um sistema de alimentação completo com uma capacidade de até 3.500 litros de diesel, que oferecerá mais de seis horas de operação a plena carga e também. Terão também uma bandeja que recolhe fluidos e impede qualquer tipo de vazamento e um sistema de proteção muito importante do fornecimento de petróleo em caso de deteção de incêndio.

Outra das grandes vantagens oferecidas pela Grupel neste projeto, para além da flexibilidade das soluções técnicas implementadas, é termos um dos melhores bancos de carga nas nossas novas instalações, localizadas em Aveiro. Os testes de carga podem ser desenvolvidos em média tensão e com diferentes perfis de carga, com cargas resistentes e indutivos para modificar o fator de potência, simulando as aplicações reais de trabalho. Neste caso específico, eles terão a duração de quatro horas continuamente em carga total para cada unidade, com a aplicação de patamares de carga para simular o comportamento que o equipamento terá em condições reais de trabalho. Iremos também avaliar a tensão profunda e frequência.
O projeto está em andamento e encontra-se atualmente no processo de montagem dos equipamentos, uma vez que toda a engenharia detalhada, necessária para a aplicação, tem sido desenvolvido. Este projeto tem uma conclusão de previsão e disponibilidade de testes definitivos ao longo do segundo semestre deste ano.

A complexidade do projeto e os requisitos da legislação local referente a questões técnicas ofereceu um novo desafio para a nossa equipa de engenharia que realizou com sucesso a tarefa, principalmente devido ao profissionalismo e know-how adquirido nos últimos anos, com a implementação de vários projetos semelhantes na área da média tensão.

Este tipo de projetos trouxe-nos uma importante experiência e reconhecimento no setor da produção de geradores de média tensão e esperamos exceder o objetivo a que nos propusemos nos últimos 5 anos de cerca de 100MW.

Falta referir que estes tipos de instalações estão atualmente a operar pelo mundo inteiro sob diferentes condições técnicas e atmosféricas.

Share this post


preloader