Os principais componentes de um grupo eletrogéneo

Genset Components

Os principais componentes de um grupo eletrogéneo

Os grupos eletrogéneos são equipamentos concebidos para gerar energia elétrica.

Por isso, podem assumir-se como elementos-chave, em caso de uma falha no fornecimento da rede, garantindo energia à instalação que servem, ou operar em contínuo, assegurando o fornecimento total de eletricidade a diversos tipos de aplicação e projetos.

Da indústria, à construção, passando pela agricultura, a saúde e o turismo, os geradores podem servir uma multiplicidade de equipamentos ou instalações de forma confiável e segura, podendo contar com diversos tipos de combustível, dependendo das necessidades e contextos de cada projeto.

Mas, como é composto um grupo eletrogéneo?

Conheça os seus principais componentes:

Motor

É um componente basilar dos geradores, porque é ele que transforma o combustível em energia que alimenta o alternador. Por isso, tem a capacidade de contribuir para a melhoria da performance do grupo.

Nos seus geradores, a Grupel incorpora motores de diferentes marcas – incluindo a sua própria –, adaptando-se às necessidades dos seus clientes e às exigências dos projetos que executa. O nosso stock permanente é constituído por: Perkins, Iveco, Baudoin e Grupel.

Alternador

Este componente é o responsável pela geração da energia elétrica. Acoplado ao motor, aproveita a energia por ele gerada para produzir eletricidade.

É necessário definir a finalidade e as condições da instalação a alimentar para poder selecionar convenientemente o alternador a eleger para o gerador.

A Grupel utiliza maioritariamente alternadores de marca própria e das reconhecidas Leroy e Stamford, garantindo qualidade e fiabilidade. Com uma gama vasta de potências, estes alternadores são facilmente acoplados com um vasto número de motores.

Painel de Controlo

Considerado o “cérebro” do grupo eletrogéneo, o painel de controlo é a unidade responsável pela monitorização e proteção do mesmo. No caso dos geradores Grupel, encontra-se no chassi em versões abertas, ou na canópia em versões insonorizadas.

Canópia

Este componente consiste numa proteção em chapa que pode ser de aço, inox ou alumínio, e que protege o grupo contra as condições climatéricas adversas e as intempéries, enquanto reduz o ruído que emite para o exterior, também.

Quadro de Transferência de Cargas

Este equipamento faz a comutação entre a fonte principal (normalmente a rede) e a fonte secundária (normalmente o grupo). Operando automaticamente, é, também, usado para conectar geradores que trabalham em alternância. Recomenda-se a instalação do quadro de transferência de cargas quando o grupo gerador funcionar em regime de emergência.

Chassi

É um quadro em aço com sistema antivibração que suporta o grupo e pode servir para o elevar via empilhador.

Saiba como funciona um gerador de energia aqui.

Share this post


preloader