Cuidados na Instalação de um Gerador

Cuidados na instalação

Cuidados na Instalação de um Gerador

Em Portugal, maioritariamente, os grupos geradores funcionam em sistemas de emergência, e para tal existem cuidados na instalação para  garantir um bom funcionamento. Desta forma temos de garantir:

  • Uma boa entrada de ar fresco:

Para a refrigeração do grupo gerador e para uma boa combustão do motor a diesel, o local de instalação deve conter uma abertura para a entrada de ar fresco (frio) diretamente ao exterior.

  • Uma boa saída de ar quente: 

De igual modo, é de extrema importância que o ar quente do radiador seja canalizado para o exterior de forma a que a temperatura do ar da sala seja sempre fresco e evite a paragem do grupo gerador por falta de refrigeração (alta temperatura).

  • Saída de gases de escape: 

Os sistemas de exaustão dos grupos geradores foram projetados para minimizar as emissões de ruídos e direcionamento dos gases de escape para o exterior. Estes gases são extremamente prejudiciais ao ser humano, logo, é imprescindível que os mesmos sejam conduzidos para o exterior.

Todos estes pontos deverão ser calculados dependendo da potência do gerador, ou seja, a entrada de ar fresco, a saída de ar quente e de gases de escape deveram ser adaptados a cada caso.

Exemplos de aplicações:

Esta é uma imagem de uma instalação perfeita, com entrada de ar fresco por estar ao ar livre, com extração de gases/fumos do escape por uma conduta para evitar retornos e uma cobertura para proteger o grupo.
Ver aplicação »

bongas

 

Esta é uma imagem de uma má aplicação, sem entrada de novo ar, sem acessos e sem espaço para possíveis manutenções ou verificações do grupo.

bongas

Acessos para manutenção: 

Adicionalmente para possíveis manutenções ou verificações do equipamento é importante ter em consideração os seguintes pontos:

  • Acessibilidade (tentar que a carrinha da assistência consiga ficar o mais próxima possível da instalação do grupo de gerador de forma a facilitar a deslocação de materiais, poupando custos ao cliente)
  • Ter espaço para abertura total das portas do gerador
  • Ter acesso à parte da frente do gerador (radiador)
  • Ter acesso à parte de trás do gerador (alternador)
  • Ter uma cobertura não só para proteger o gerador de intempéries como para facilitar a sua manutenção


Para as instalações, a Grupel aconselha sempre as seguintes dimensões circundantes ao gerador:

 esquema-pt

 

Bruno Videira & Paulo Martins
Eletromecânicos

Necessita de mais informação?

Share this post


preloader