Diferentes tipos de depósitos de combustível

Diferentes tipos de depósitos de combustível - Geradores Grupel

Diferentes tipos de depósitos de combustível

A Grupel tem disponível diferentes tipos de depósitos de combustível que podem ser adaptados a cada aplicação ou requisito do cliente.

Nos geradores a combustão, o depósito de combustível é um elemento importante pois é nele que se deposita a autonomia do gerador. Os depósitos geralmente são dimensionados para que, no mínimo, o gerador funcione a plena carga (100%) durante 8 horas. Dependendo do consumo do motor fornecemos, na gama standard depósitos vão dos 40 litros e 1000 litros. Na gama projetos especiais a capacidade dos depósitos depende do requisito do cliente. Neste campo a Grupel já forneceu depósitos entre 1000 litros e 10000 litros.

Para fabricar um depósito este é sujeito a um processo de corte e quinagem de chapa e posteriormente de soldadura. A sua fabricação fica concluída quando é realizado um teste de estanqueidade, que assegura que não existem fugas. A chapa utilizada para o efeito é a correntemente conhecida como zincor. Esta é uma chapa que na sua superfície é coberta por uma pelicula de zinco puro, que lhe confere maior durabilidade e resistência à corrosão. Geralmente, estes reservatórios tem a forma de um paralelepípedo.

Os depósitos podem classificar-se em duas grandes categorias, quanto à sua construção e quanto à sua localização.

No que diz respeito a sua construção, os depósitos podem ter parede simples ou parede dupla (Figura 1). Como o nome indica um depósito de parede simples, significa que o depósito tem uma única chapa a separar o interior do exterior. Estes são mais simples de fabricar e também os mais utilizados. Para os depósitos de parede dupla coloca-se uma parede externa, que envolve o depósito interno, criando um espaço entre as duas paredes. Este espaço tem a função de reter um eventual derrame do líquido que esta no interior do depósito.

Depósito de parede simples e de parede dupla
Figura 1-Depósito de parede simples e de parede dupla

Quanto à sua localização estes podem ser concebidos especialmente para aplicação na base ou chassi do grupo gerador, ou podem ser instalados à distância numa sala indicada para o efeito.

Os depósitos também incluem um ponto para o abastecimento manual, junções roscadas para a ligação da aspiração e do retorno do motor, um ponto para a implementação de uma bóia de nível e uma ligação de reserva. Estes acessórios estão dispostos sobre uma platina (Figura 2).

Depósito de parede simples e de parede dupla

Figura 2- Exemplo de uma platina de um depósito de combustível

 

Carlos Oliveira
Engenheiro Mecânico

Share this post


preloader