Saiba o significado do Fator de Potência num Gerador

facteur de puissance Grupel

Saiba o significado do Fator de Potência num Gerador

Compreenda os diferentes tipos de potência kW, kVA, kVAr e a sua relação com o fator de potência (cosseno de Fi (φ)).

Começamos por explorar os diferentes tipos de potência, em que o kW (kilo Watt - potência ativa), o kVAr (kilo Volt Ampere reativo – Potência Reativa) e o kVA (kilo Volt Ampere – Potência aparente) são medidas de potência elétrica.

O kW é a potência que gera trabalho, o kVAr é a potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas (motores, transformadores, balastros para lâmpadas de descarga, fornos de indução) e o kVA é o produto de uma tensão (V) e de uma corrente (I) sem referência ao ângulo de fase.

A relação matemática entre o kVA e kW é a seguinte:

formula-kw

Em que 0,8 é um valor tipicamente considerado para o fator de potência para os geradores trifásicos.

Este valor na realidade só é conhecido se forem efetuadas medições da instalação, porque se as cargas que o gerador tiver de alimentar forem essencialmente resistivas (lâmpadas incandescentes, ferro de passar, aquecedores a óleo, etc…) o valor de kW≈kVA.  Mas se essas cargas a alimentar forem cargas indutivas, poderemos ter valores de fator de potência próximos de 0,8. Há casos em que têm de se usar equipamentos para corrigir o fator de potência para valores mais aceitáveis, entre 0,8 e 1.

O fator de potência é um indicador da eficiência do uso da energia, um fator de potência próximo de 1, é sinónimo de uma instalação mais eficiente, pois tem menos energia reativa (que não gera trabalho) a circular no circuito. Um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.

Descubra as vantagens de um gerador trifásico!

 

Nuno Felício
Engenheiro Eletrotécnico

Share this post


preloader