Como funciona um gerador a gasóleo

Gerador Gasoleo

Como funciona um gerador a gasóleo

O gerador gasoleo trata-se de um equipamento cuja utilização é indicada para aplicações que requeiram maior potência e para um funcionamento contínuo. Convertem o combustível em energia elétrica, através da combustão do gasóleo.

Este tipo de combustível, face a outros como a gasolina, por exemplo, é queimado a uma temperatura mais elevada, daí ser mais eficiente e garantir maior potência ao gerador.

Os geradores a gasóleo ou a diesel exigem uma manutenção regular para que funcionem devidamente.

De uma forma geral e simplificada, como funciona um gerador gasoleo?

  • Primeiramente, o ar é impelido para o interior do gerador até ser comprimido;
  • Posteriormente, é injetado o gasóleo ou diesel;
  • A combinação destes dois processos, a compressão do ar e, posterior, injeção do combustível, vai contribuir para gerar o calor (intenso) que desencadeia a inflamação do combustível. Desta forma, entra em combustão e faz com que o gerador entre em funcionamento.
  • Assim, o gerador começa a produzir a energia elétrica necessária a ser distribuída em função das necessidades dos equipamentos ligados a este ou do local/espaço que irá abastecer.

De realçar que os geradores a gasóleo podem ter uma utilização bastante alargada, podem estar ligados durante horas, semanas, ou simplesmente até que volte a energia principal. Para isso, deve certificar-se de que é convenientemente abastecido para que possa cumprir a sua função.

Como este tipo de gerador está em funcionamento durante períodos mais alargados, implica necessariamente manutenção regular para que possa verificar que todos os componentes estão em pleno funcionamento.

É importante dar especial atenção ao motor do gerador, proceder à sua manutenção e à sua lubrificação pois funcionará de forma ininterrupta, durante horas a fio, e necessita desses cuidados para manter a sua eficiência.

Os geradores a gasóleo são um tipo de gerador que apresentam a vantagem de ser mais económicos e são indicados para casos em que a premissa principal é assegurar fornecimento de energia sem falhas e com elevada eficiência para elevadas potências como é o caso das grandes indústrias, por exemplo.

Por outro lado, o gasóleo ou diesel é também interessante pois é um combustível que assegura uma melhor performance, o que é de extremamente importante, nestes casos, em que é a eficiência é uma exigência. Será o gasóleo que será responsável por acionar o gerador, iniciando assim a combustão do combustível.

Esta ação faz com que o eixo central se mova, fazendo com que a energia mecânica se transforme em elétrica, com o auxílio do alternador, colocando o gerador gasoleo em funcionamento.

Antes de adquirir um gerador deve ter em consideração alguns pressupostos, saiba quais »

Share this post


preloader