Gerador Trifasico: quais as vantagens de utilização?

Gerador Trifasico | Grupel

Gerador Trifasico: quais as vantagens de utilização?

O gerador trifasico é, por norma, utilizado na maioria das vezes em equipamentos de grandes dimensões. Por outro lado, a utilização de geradores monofásicos é mais comum em equipamentos domésticos.

Uma das principais características que distinguem os trifásicos dos monofásicos é o facto de que os sistemas trifásicos carecem de menores quantidades de alumínio ou de cobre para gerar exatamente a mesma potência que um gerador monofásico.

A alimentação do gerador trifásico é efetuada em três fases assegurando desta forma as condições necessárias para um melhor fornecimento de energia. No topo, ou seja, na parte superior do gerador trifasico encontramos três fios de energia, os quais são fornecidos por intermédio de quatro fios:

  • três fases, denominadas R S T e um neutro.

Nos setores que necessitam de um fornecimento de energia contínuo e sem falhas, com equipamentos de elevados portes e com motores de potência elevada, os geradores trifásicos são um imperativo. Ou seja, para dar resposta a esta necessidade, os aparelhos que recorrem ao uso de tensão trifásica têm um sistema capaz de assegurar e de suportar um correto fornecimento e funcionamento de energia. Outro fator que é importante considerar é que se pretende que o sistema de energia dê resposta a longas distâncias, a sua escolha terá de recair sobre um gerador trifasico. Assim, terá uma solução eficaz e com grande eficiência energética.

Quais são as principais vantagens do gerador trifasico?

  • Em termos de dimensões, para fornecer equipamentos com potências iguais, são menores e são também mais leves
  • São mais eficazes no fornecimento, sendo o tipo de sistema mais utilizado em todo o mundo para o fornecimento de energia
  • Como o torque destes geradores é constante e sofrem menos vibrações, a potência instantânea total é também constante. Ou seja, esta não sofre variações no tempo
  • Os enrolamentos dos geradores trifásicos são utilizados de forma mais eficiente
  • Como são alimentados por três fases, os motores trifásicos, não recorrem a outro tipo de dispositivos
  • Num gerador trifásico a potência total nunca é zero

De uma forma geral, o gerador trifásico deve ser sempre a escolha ideal quando temos de garantir a continuidade no fornecimento de energia e quando não podem existir falhas no fornecimento. Quando se tratam de equipamentos com elevadas potências é também o gerador trifasico que consegue dar a melhor resposta com um desempenho mais eficiente.

Conheça aqui os nossos geradores trifásicos.

Share this post


preloader