Comparativo entre Geradores a diesel e geradores a gás natural

gerador a diesel vs gerador a gás
Diesel Generator
Gerador a gás

Comparativo entre Geradores a diesel e geradores a gás natural

O gás natural pode ser usado para alimentar geradores de emergência, em funcionamento continuo e em cogerações e é considerado um dos combustíveis mais acessíveis e eficazes entre os recursos não renováveis para a geração de energia.

Em termos de custos, o carvão é o único combustível que consegue ser mais barato que o gás natural, mas que, pelas suas propriedades altamente poluentes, não é equacionado como alternativa. Assim, as vantagens principais de um gerador movido a gás natural são o seu baixo custo de utilização e funcionamento face aos geradores a diesel, além do baixo nível de emissões.

O gás natural é um combustível obtido em forma líquida através de perfuração no solo que é posteriormente convertido em forma gasosa, sendo depois disponibilizado às populações através de tubagens e cilindros contentores.

Em termos de instalação, um gerador movido a gás natural tem necessidades de instalação muito semelhantes a um gerador movido a diesel. De facto, a principal diferença entre ambos os geradores é o combustível e a forma de armazenamento e de acessibilidade do mesmo.

Os geradores a gás natural são maioritariamente aplicados em zonas que possuem fornecimento ininterrupto e constante deste combustível através de rede dedicada e onde os geradores tenham utilização recorrente e de forma continuada.

Principais vantagens dos geradores a gás:

  • uma das vantagens é o facto de ser um combustível mais limpo e mais barato que outros combustíveis não renováveis;
  • quando comparado com outros combustíveis fosseis, como o carvão, o diesel e a gasolina, os níveis de emissões são muito inferiores. Uma das consequências diretas é que o odor dos escapes é desprezável;
  • outra vantagem dos geradores a gás natural é a sua fácil utilização e adaptação para reaproveitamentos térmicos, como a cogeração (vapor, água quente ou aquecimento de óleo).

Mas para além das vantagens descritas acima, os geradores a gás natural também têm várias desvantagens.

Principais desvantagens dos geradores a gás:

  • A sua instalação tem de ser feita num local com rede de distribuição de gás natural disponível;
  • Em caso de calamidades ou desastres naturais os sistemas de fornecimento podem afetar a disponibilidade da rede pois este não pode ser armazenado junto do gerador;
  • O gás natural apresenta maior risco de incêndio quando comparado com o diesel;
  • O motor e sistema de controlo são mais exigentes, pelo que afeta o preço final do produto, encarecendo-o quando comparado com geradores a diesel;

Geradores a Diesel

Os grupos eletrogéneos a diesel popularmente denominados de geradores a diesel, podem ser tipicamente divididos em duas partes básicas: um motor a diesel e um gerador elétrico. Os geradores a diesel podem ser usados para fornecer energia em locais que não possuem rede elétrica ou como backup em caso de emergência.

Este tipo de geradores está disponível tanto em monofásico como em trifásico, e podem ser aplicados em escritórios, hospitais, industrias, casas, torres de telecomunicações, entre muitas outras aplicações.

Principais vantagens dos geradores a diesel:

  • As grandes vantagens dos geradores a diesel são a sua portabilidade e facilidade de acesso ao combustível;
  • Os custos de manutenção para geradores a funcionar em continuo é menor em geradores a diesel;
  • Destaca-se a menor inflamabilidade do diesel face a outras fontes de combustível.

Principais desvantagens dos geradores a diesel:

  • Finalmente, o diesel tem níveis de emissões elevados, e para dar cumprimento às legislações em vigor, tem de ser adicionado um sistema de filtragem que encarece o custo final do gerador.

Conclusão

Embora ambos os geradores (a gás e a diesel) tenham vantagens e desvantagens, é importante perceber qual o tipo de produto que mais se adequa às necessidades do seu negócio.

Se está a pensar adquirir um gerador ou quer saber mais sobre os geradores Grupel, não hesite em contactar-nos.

Share this post


preloader