Grupel fornece 30 MW para a central térmica em Africa

Geradores Grupel Africa

Grupel fornece 30 MW para a central térmica em Africa

A empresa portuguesa, Grupel está a facilitar e a melhorar a qualidade de vida residencial e empresarial em África ao instalar várias centrais térmicas a diesel que trazem num aumento da capacidade elétrica de confiança.

Com a economia em África a seguir uma trajetória positiva, os governos de cada País deste continente estão a aumentar o investimento em serviços subdesenvolvidos como a energia elétrica.

Um dos desafios é encontrar uma forma de inovar e de produzir energia elétrica adicional para satisfazer alguns territórios do continente, nomeadamente para zonas de comunidades isoladas. Uma das soluções foi criar Centrais Térmicas de Produção a diesel contentorizadas.

Estas relativamente pequenas centrais, que são equipadas com motores altamente fiáveis alimentados a diesel, assim como um alternador e transformador de tecnologia de ponta, fornecem uma fonte de produção de energia para comunidades com esta necessidade.

Para além de fornecer energia direta à rede elétrica, os geradores também podem-se sincronizar com a rede elétrica local para aumentar a potência e suportar a rede de forma a aumentar a confiabilidade na rede. Este é um processo para otimizar o consumo de energia durante os períodos de pico de fornecimento.

A gerar um futuro promissor

A Grupel, especialista Português em soluções de energia, têm vindo a suportar esta necessidade de melhorar a capacidade de produção de energia de forma fiável. No total, a Grupel criou o design, produziu e instalou 12 novas centrais térmicas para governos nacionais espalhados pelo continente africano.

Cada central é constituída por dois contentores de 20’ metros insonorizados, cada um equipado com motores Perkins® 4008-30TAG3, alternador de 400V 50 Hz e transformador de 0.4|30 kV para aumentar a voltagem para 30 kV, permitindo que a energia seja diretamente injetada na Rede Elétrica.

Atualmente a Grupel é a empresa líder em Portugal no sector de geradores a diesel, com experiência na área há 40 anos. Em 2017 teve um crescimento de 40% e encontra-se presente em mais de 60 países. Em relação aos produtos, a produção de geradores é de alta qualidade, assim como a manutenção e daí o voto de confiança em projetos de grande importância como o mercado africano.

Parceria com a Perkins® 4000 Series

Os motores de 4008-30TAG3 foram instalados nestas centrais térmicas de produção a diesel contentorizadas que produzem no total 30MW de energia extra para comunidades no continente de África.

Esta série da Perkins® 4000, é robusta, de grande durabilidade e consistência, sendo o ideal para o desempenho exigido neste projeto e perante as condições presentes nos locais da instalação. O motor de 30 litros, 8 cilindros de turbo alimentado 4008-30TAG3 com arrefecimento ar/ar tem demonstrado ser uma fonte de energia fiável, contínua e constante para este tipo de aplicações em todo o mundo.

No seguimento da instalação, que decorreu entre agosto de 2017 e março de 2018, as centrais térmicas funcionarão aproximadamente 6,000 horas por ano. Os motores 4008-30TAG3’s beneficiam também de uma unidade de injetores de combustível regulados de forma eletrónica e digital onde a otimização é assegurada por uma ultra otimização do combustível, o que faz com que se alcance uma grande eficiência no consumo do mesmo.

Segundo Pedro Sendão, responsável comercial da Grupel para África:

“O fator chave na escolha da Perkins para esta instalação de grande importância foi a reputação deste motor, e no fato de fornecer potência contínua, preço competitivo e um prazo de entrega excelente.”

Share this post


preloader