O que é um grupo gerador?

Grupo Gerador | Grupel

O que é um grupo gerador?

Um grupo gerador diz respeito a um equipamento que tem como funcionalidade converter a chamada capacidade calorífica em energia mecânica e, depois, em energia elétrica. De forma sucinta, consiste num motor e num alternador que estão acoplados e inseridos numa base conjunta com outros elementos.

Estes elementos complementares, são:

  • baterias e kit de fichas,
  • tanque de combustível / chassi,
  • painel de controlo,
  • quadro de transferência de cargas,
  • e silenciador.

Em termos de utilização, por norma, os grupos geradores podem ser usados enquanto fonte principal (trabalho em contínuo) ou enquanto fonte auxiliar (emergência), de modo a dar resposta às necessidades energéticas, de forma credível e eficiente, qualquer que seja a sua aplicação.

Relativamente ao seu funcionamento, os grupos geradores são compostos por um gerador, que entra em ação por intermédio da combustão existente no motor com ajuda do alternador. Em relação ao combustível para este tipo de equipamento poderá selecionar entre: gasóleo ou diesel, gás natural, biogás, óleo, entre outros.

Um grupo gerador pode assumir-se como um elemento chave ou aliado de peso para qualquer que seja a aplicação ou projeto. Por exemplo, na conceção de um projeto industrial ou na área da construção onde uma das preocupações inerentes é assegurar um fornecimento contínuo e confiável de energia.

Aqui, uma falha de fornecimento de energia pode comportar muitos prejuízos, e é nesse sentido que os grupos geradores serão a resposta para fazer face a essa necessidade, pois são extremamente confiáveis e robustos para cumprir esta função.

Componentes de um grupo gerador:

  • Alternador: para selecionar um alternador tem de primeiro, definir qual a sua finalidade e as condições de trabalho. Um dos alternadores mais utilizados é o modelo Stamford, pois é bastante fiável e a sua qualidade é reconhecida. Esta gama apresenta diversas potências e está preparada para acoplar diversos motores, de acordo com as necessidades.
  • Motor: é um componente basilar dos grupos geradores e é concebido com o intuito de contribuir para a melhoria da produtividade e da performance. Os motores Perkins são um exemplo de confiança e segurança, estando preparados para responder a requisitos e normas exigentes, assim como a climas adversos.
  • Canópia: trata-se de uma chapa que pode ser em aço, em inox ou em alumínio, com tratamento anti-corrosão e que assegura a eficiência do fluxo de ar que irá refrigerar o motor;
  • Quadro de Transferência de Cargas: responsáveis pela alternância entre a fonte principal e a fonte auxiliar, caso a fonte falhe, assegurando assim o fornecimento contínuo de energia;
  • Painel de Controlo: considerado o “cérebro” de um grupo gerador tem como função monitorar e proteger os grupos geradores.
  • Chassi: é um quadro em aço com sistema anti-vibração que possui um depósito para guardar o combustível, e pode servir ou não para elevar o gerador a uma determinada altura, dependendo do nº de litros que o cliente pretende.

Saiba como funciona um grupo gerador e assegure de forma eficiente a energética do seu negócio.

Share this post


preloader