O que fazer para manter a bateria do gerador em bom estado?

manutenção da bateria do gerador

O que fazer para manter a bateria do gerador em bom estado?

Para garantir um funcionamento seguro e mais económico do seu gerador, deverá proceder à manutenção continuada do mesmo. Se é preciso ter cuidado com os componentes primordiais, também o é com todos os outros elementos, que devem ser verificados frequentemente.

A grande parte das falhas no arranque do gerador está relacionada com a bateria. O mau uso deste componente e a falta de manutenção conduzem à sua deterioração e, por consequência, ao seu funcionamento desadequado, tornando-a incapaz de fazer rodar o motor de arranque.

Além disso, a bateria é especialmente suscetível a danos, uma vez que é propensa à acumulação de sulfatos de chumbo nas suas placas, acabando por se avariar e se tornar obsoleta.

É, pois, muito importante prestar atenção a este elemento, verificando-o com cuidado e regularidade, e tomando as precauções de manutenção necessárias, como descrito abaixo.

Aspetos básicos:

  • A bateria é carregada, sempre que o motor está em funcionamento ou quando existe um carregador de bateria ligado à rede. Quando carregada, a bateria terá, geralmente, entre 12.4V a 12.6V volts.
  • Sempre que manuseamos uma bateria, ela deve estar desligada.
  • Se o gerador estiver parado durante muito tempo e não houver rede para alimentar o carregador de bateria auxiliar, deverá desligar os terminais da bateria e/ou cortar a corrente, uma vez que alguns componentes poderiam manter-se ativos e levar à descarga completa da bateria.
  • Temperaturas elevadas, mau uso da bateria e a falta de manutenção fazem com que a bateria deixe de funcionar corretamente, obrigando à sua substituição.
  • Fazer a manutenção das baterias é um processo bastante simples e sem grandes custos.

 

Manutenção da bateria do gerador

  1. Verificação do nível de água da bateria

Com a utilização, quer com o motor em funcionamento, quer com ele parado (com carregador de bateria auxiliar a manter a carga), o nível do líquido da bateria tem tendência a baixar. Um baixo nível de líquido danifica a bateria, por isso, deverá ter atenção a este aspeto acrescentar água destilada, sempre que for necessário.

  1. Limpeza e apertos dos terminais da bateria

O funcionamento leva à criação de folgas entre os terminais/polos da bateria, gerando oxidação entre eles. Convém, por isso, mantê-los bem apertados e limpos, e colocar-lhes vaselina ou um produto de proteção contra a oxidação.

  1. Verificar a voltagem

Deve fazer um teste, regularmente, em que liga os polos positivo e negativo a um multímetro na posição de tensão DC. O resultado não pode ser inferior a 12V, pois, caso seja, a bateria não estará em condições de alimentar a parte elétrica DC do gerador e, eventualmente, nem sequer será capaz de dar força ao motor de arranque para o colocar a trabalhar. Neste caso, o melhor a fazer será substituir a bateria.

  1. Arrancar o gerador com frequência

Ter o gerador muito tempo parado é danoso para a bateria. Deverá colocar o gerador em funcionamento, com alguma periodicidade.

 

Necessita de mais informações?

Share this post


preloader