Como funciona a produção de projetos especiais?

Projetos Especiais Grupel

Como funciona a produção de projetos especiais?

A produção de projetos especiais têm uma forma de produzir e uma linha de montagem muito diferente dos standard, pois aqui não existe nada de standard, os grupos são criados à medida do cliente e segundo os seus requisitos.

Os passos de produção dos projetos especiais passam pela capacidade de conceção, desenvolvimento, fabrico, instalação e comissionamento dos projetos.

Quando recebemos a indicação de um novo projeto especial o primeiro passo é saber quais são as especificações técnicas e especiais que o cliente necessita para concretizar o projeto, que quando este chega à linha, já foi estudado e desenhado pelo departamento de engenharia, e aí sim, podemos começar a sua produção seguindo estas linhas de orientação.

A primeira fase da nossa equipa de projetos especiais, é a metalomecânica, em que preparamos o contentor ou canópia com os cortes necessários para depois passar à fase da pintura. Depois deste acabamento, passamos à fase da insonorização com a lã de vidro, em que todo o contentor é revestido, inclusive as paredes das divisões deste e que depois é colocado um painel por cima.

Quando esta fase de preparação do contentor terminar, podemos iniciar a montagem do grupo, que á partida será do motor, alternador e radiador, porque depois podem haver outros componentes adicionados como é o caso do transformador, quadro de comando, sistema de contra incêndios, entre outros. Assim que terminamos este processo de montagem, a equipa do setor de eletricidade entra em ação e colocam os quadros e outros sistemas necessários.

Numa fase final, procedemos à montagem do sistema de escape e aos ensaios do grupo, em que os grupos são testados no limite como se estivessem no local a realizar o funcionamento estipulado. Terminados os ensaios ao grupo com aprovação, temos de desmontar o escape para que o contentor possa ser transportado com facilidade, e este ir acondicionado para que chegue em perfeitas condições para que quando chegue ao local da instalação ser instalado.

Ao longo de todo o processo de produção de um projeto especial, a única etapa que destaco como uma das mais complicadas é quando um projeto tem um contentor compacto, como é o exemplo de um contentor de 6m (20pés) em que não há espaço para a montagem de motores, tornando-se assim num projeto compacto.

Um dos passos obrigatórios é fazermos tudo em conjunto com a engenharia e outros departamentos que definiram o processo de produção, entre outros cuidados e/ou especificações importantes do projeto, para que tudo corra bem até ao ensaio, e que depois deste o cliente fique satisfeito com o nosso produto e respetivo funcionamento.

Em relação a algumas especificações destaco a iluminação existente no interior dos projetos especiais que é muito importante, principalmente quando estes são compactos e é necessário realizar alguma intervenção pelo cliente ou técnicos, tornando assim a sua visibilidade e acessibilidade mais fácil. Outro destaque é o arrefecimento, que neste caso são os ventiladores adicionais que dependem muito do projeto, pois há deles para extrair ar quente do compartimento onde temos o gerador, outros em que a sua função é apenas arrefecer o líquido de arrefecimento do radiador, e em que refrigera o grupo e o ar. Destaco também o reforço que realizamos nos contentores devido ao peso e tamanho dos grupos, em que colocamos calços na base do contentor e colunas nas paredes, de forma a suportar o peso e não selar, principalmente no processo da carga para o transporte.

Os projetos especiais sem dúvida que são um desafio e em breve iremos concretizar um projeto muito importante que podemos adicionar ao nosso histórico, contudo ainda faltam alguns contentores para finalizar e entregar ao cliente, proceder à respetiva instalação e comissionamento, contudo esperamos que esteja para breve e que satisfaça as necessidades e que concretize as expectativas do cliente.

Renato Simões
Chefe de Equipa
Setor Grupos Especiais

Share this post


preloader