Projeto Chase Hospital no Reino Unido

Proyecto Chase Farm Hospital Energy Centre
Proyecto Chase Farm Hospital Energy Centre
Proyecto Chase Farm Hospital Energy Centre

Projeto Chase Hospital no Reino Unido

O projeto  Chase Hospital no Reino Unido consistiu no fornecimento de três geradores sob chassis para funcionamento em paralelo e em sincronismo com a rede. Estes geradores irão fornecer a energia elétrica necessária para o funcionamento do hospital em caso de emergência (falha da rede eléctrica) e também estão preparados para funcionamento STOR.

A entrada da Grupel neste projeto surgiu como solução para uma demanda específica no Reino Unido de consumo de electricidade muito superior aos níveis normais, a "National Grid" introduziu a curto prazo a Reserva Operacional, conhecida em Inglês pelas siglas STOR (Short Term Operation Reserve). Através deste programa, é possível exportar a energia produzida pelos nossos geradores à medida que é necessária para a National Grid, de forma a aumentar a oferta.

No caso dos geradores a diesel, o que é exigido pela National Grid é a operação de rede contínua paralela para intervalos entre 1 e 2 horas a 100% de potência, com um máximo de 150 a 400 horas por ano.

Para este efeito, foram solicitados à Grupel os trabalhos de design, fabricação e fornecimento de 3 geradores de 2.250 kVA e 400 V para o projeto “Energy Centre “ do Chase Farm Hospital, em Inglaterra.

Os geradores contentorizados, com um total de 6,75 MVA de potência instalada foram projetados para cumprir os requisitos regulamentares do Reino Unido e projectados com a capacidade de funcionar não só como geradores de emergência para as necessidades do hospital em caso de falha mas também para operar na rede STOR.

A solução fornecida pelo Grupel para operação em STOR incluiu um motor MTU 16V4000G23-3D e um alternador PI734F Stamford, que irá atingir um fator de carga de 100% sob condições exigidas. Para esta aplicação, optou-se por utilizar o acoplamento flexível entre o motor e alternador que irá absorver os deslocamentos axiais, radiais e de torção que suavizarão as pressões devido ao lastro ou deslastro das cargas elétricas, permitindo um maior tempo de vida/utilização dos equipamentos.

Na seleção do motor, a Grupel considerou as implicações ambientais, bem como os requisitos regulamentares mais rigorosas e por isso instalou um motor com emissões otimizadas.

O sistema de controle foi programado para permitir a seleção do modo de operação STOR. Uma vez selecionado, os três geradores serão iniciados, mas apenas dois serão utilizados para a operação. O terceiro motor deixará de funcionar assim que a carga é aceite pelos dois primeiros dois geradores de uma vez. Em caso de falha de qualquer um dos dois grupos ativos, e após um tempo definido, o terceiro gerador arrancará.

Para além da configuração STOR, os geradores fornecidos foram projetados de forma a garantir os requisitos de qualidade mais rigorosos. O sistema de controle desenvolvido pela Grupel permite monitorizar a rede e fazer arrancar os geradores quando as condições de tensão forem inferiores ao previsto. O próprio sistema irá analisar a demanda e decidir quantos geradores são necessários para alimentar as cargas existentes e realizar após o retorno da carga, derramamento de rede, conforme especificado pelo cliente.

O painel de controlo possui um controlador que, para além de permitir que os modos de operação descritos acima possam funcionar corretamente, permite também monitorizar as temperaturas, as pressões, os níveis de alarmes, os estados dos interruptores e a rede. A fim de facilitar o manuseamento à distância também foram disponibilizados os controlos de tensão e frequência.

Para conseguir garantir as condições de funcionamento do equipamento em modo STOR desenhou-se o gerador de modo a que pudesse levar incorporado um sistema completo de líquido refrigerante com circulação forçada de 9 kW, e um sistema de lubrificação que inclui uma  bomba de pré lubrificação e um sistema de enchimento de óleo automático. O sistema de refrigeração é formado pela resistência de aquecimento, bomba de recirculação, termostato e todos os controlos associados. A recirculação do líquido de arrefecimento permite o aquecimento uniforme em toda o motor, aumentando consideravelmente a vida útil do equipamento, reduzindo o consumo de energia.

Para conseguir um design robusto, a equipa de engenharia Grupel trabalhou no projeto da bancada sobre a qual se instalou o motor e o alternador. Com a utilização dos melhores materiais construiu-se uma placa de base sobre a qual descansa o equipamento suportado em oito silentblocks que visam amortecer as vibrações produzidas pelo gerador, evitando-se assim a criação de uma fundação especial. Esta base está também equipada com uma bandeja de recolha de fluidos para cumprir assim com as normas ambientais e para evitar qualquer derramamento.

Share this post


preloader