Projeto Especial de apoio à Central de Ciclo Combinado de Azito (Costa do Marfim)

Projeto Especial Azito, Costa do Marfim

Projeto Especial de apoio à Central de Ciclo Combinado de Azito (Costa do Marfim)

Há algum tempo que a Grupel aposta em Projetos Especiais de grande dimensão e complexidade. Projetos que constituem verdadeiros desafios de engenharia, diferentes, de grande envergadura e adaptados às necessidades mais exigentes dos nossos clientes.

Flexibilidade sempre foi palavra de ordem na empresa, o que, associado a uma grande capacidade produtiva, faz da Grupel uma marca de confiança e de excelência na conceção e realização deste tipo de soluções.

Recentemente, fomos desafiados a levar a cabo um projeto que tem como objetivo auxiliar a Central de Ciclo Combinado de Azito, Costa do Marfim, e está preparado para operar em dois modos distintos:

  • como fonte de energia de emergência
  • e como sistema Black Start de apoio à turbina da Central

 

O projeto é composto por cinco geradores a diesel de 3125kVA (STP) com motor MTU (20V4000G74F) e alternador MECC ALTE (ECO47MV-1L/4A), cada um instalado num contentor de 40’’.

Ao operar como sistema de emergência, alimentará a carga necessária para proteger o equipamento sensível da planta em caso de falha da rede elétrica. E ao operar como sistema de Black Start garante o correto funcionamento da Central, quando não há alimentação externa da rede principal. O sistema escolherá entre os 2 modos de funcionamento, de acordo com os comandos de um sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (Sistema SCADA).

Para além deste sistema, cada gerador está equipado com:

  • um sistema autónomo de combate a incêndios de dois tipos – de CO2 para o depósito de combustível e para a sala elétrica; e de aspersores de água para o compartimento do gerador
  • dois controladores redundantes (marca DEIF) para garantir o funcionamento correto e contínuo do sistema
  • entradas de ar, instaladas no topo de cada contentor, com atenuadores de som, e saídas de ar, igualmente, com atenuadores de som de 1,5m, que permitiram dar resposta ao limite máximo de pressão acústica estabelecido pelo cliente, 80dB.

Trata-se de uma solução eficiente, capaz de alimentar a carga essencial da planta, em cerca de 15 segundos, apenas.

Com este tipo de projetos mais rigorosos e multifacetados, desenvolvemos as nossas soluções desde a sua conceção e desenvolvimento, ao comissionamento, passando pelo fabrico e instalação. Assim, tornamo-nos cada vez mais capazes de criar e levar Energia com a melhor qualidade, onde quer se ela seja necessária, e de responder aos requisitos mais difíceis e específicos dos nossos clientes com brio e eficiência.

Necessita de mais informações?

Share this post


preloader