Projeto Especial Grupel para Complexo Industrial (Angola)

18MW para Central de Média Tensão - Projeto Grupel Angola

Projeto Especial Grupel para Complexo Industrial (Angola)

A Grupel foi desafiada a fornecer uma solução de produção de energia para trabalho contínuo num importante Complexo Industrial, em Angola. Um Projeto Especial que, com orgulho, levámos a cabo desde a sua conceção ao comissionamento, passando também pelo fabrico e a instalação.

A solução é composta por:

11 geradores de potência modular de 1770kVA (potência combinada de 18MVA), cada um num contentor de 40’’, com motores MTU.

Dada a complexidade e a exigência do projeto, as equipas da Grupel serviram-no de diversos componentes extra, fundamentais para um bom funcionamento e um fornecimento de energia eficaz:

  • Um transformador elevador 0,4/15kV (EFACEC), para o fornecimento de energia a 15000V por forma a tornar uma central de produção de baixa tensão (400V), numa central de média tensão, que é a solução final;
  • Uma resistência de pré-aquecimento no circuito de refrigeração para possibilitar as condições ótimas de arranque do bloco do motor;
  • Dois ventiladores de extração de ar quente em alguns compartimentos dos contentores;
  • Atenuadores de ruído, nas saídas de ar, para que sejam cumpridas as normas relativas às emissões ruidosas;
  • Controlador DSE 8610 (Deep Sea), que, além de user friendly, tem uma panóplia variada de soluções para funcionamento em paralelo e sincronismo entre geradores. Localmente, acrescentamos um outro controlador, DSE 8005 (Deep Sea), para permitir o controlo, a supervisão e a operação dos equipamentos, a partir de um único local;
  • Um tanque de 150m3 de gasóleo não filtrado que serve como recetor do gasóleo que chega à central, que é depois filtrado através de uma central de depuração de partículas e líquidos e passa para dois tanques de 300m3 de gasóleo (a reserva da central). Destes tanques o combustível passa para duas cisternas diárias de 40 000L e, daí, para os depósitos de cada um dos grupos geradores;
  • Um Sistema de Controlo de Supervisão e Aquisição de Dados (PLC Siemens), para gerir toda a parte industrial e a própria produção de energia, com computadores, comunicações de dados em rede e interfaces gráficas de usuário para gestão de todos os processos.
  • Um gerador de Blackstart para, em caso de falha, alimentar todos os periféricos que possibilitem a retoma da condição normal de funcionamento dos grupos geradores.

Temos uma Equipa 100% dedicada à satisfação das necessidades dos nossos clientes, desde mais simples às mais complexas. E, desta forma, geramos a melhor Energia, de Portugal para todo o mundo.

Share this post


preloader