Grupel instala 2 Geradores de 1000kVA em Angola

Projeto Especial Grupel

Grupel instala 2 Geradores de 1000kVA em Angola

A Grupel destaca a excelente implementação de uma unidade de 2 Geradores de 1000 kVA num projeto especial Grupel em potência contínua e em paralelo numa unidade de 5 MVA na empresa Acail Angola, da província de Luanda.

No terreno, o nosso cliente Acail, pôde contar com o suporte técnico do nosso Eng.º Panagiotis Saliaris, que realizou com sucesso a instalação e comissionamento dos equipamentos neste projeto especial Grupel.

O sistema integrado é contemplado com o fornecimento e montagem de dois geradores, e ainda toda a reprogramação das unidades de gestão e controlo dos outros grupos geradores, assim como efetuar sincronismo com a rede de modo a funcionar igualmente em peak shaving.

Nesta unidade de geração, os motores selecionados foram o modelo 16V2000G26F da marca MTU, devido à sua otimização do consumo de combustível.

Os geradores irão produzir em baixa tensão e depois será elevada internamente para média tensão 6,6kV, e aí será efetuado o sincronismo entre os geradores.

Nestes grupos de Heavy Range, foram verificados todos os sistemas, nomeadamente:

  1. Sistema de entrada e saída de ar;
  2. Sistema de refrigeração;
  3. Sistema de lubrificação;
  4. Sistema de combustível;
  5. Sistema elétrico e ligações;
  6. Arranque e colocação em sincronismo entre geradores;
  7. Arranque e colocação em sincronismo entre geradores e rede.

O cliente Acail tem um sistema inovador de reaproveitamento dos gases de escape para separação dos gases e sua futura utilização.

controlador

 

 

 

 

 

 

Os grupos serão geridos através de uma unidade de controlo que deverá fazer a monitorização do bom funcionamento da rede de energia elétrica oriunda do posto de transformação e em caso de falha ou esteja fora dos parâmetros previamente definidos, deverá fazer arrancar um ou mais grupos geradores.

Um outro modo de funcionamento é o paralelo e sincronismo com a rede, para que desta forma o cliente possa reforçar a sua rede interna, caso necessite de potência instantânea nas suas instalações.

Pedro Sendão

Area Manager África

Share this post


preloader