O processo de um projeto militar Grupel

Projeto militar Grupel

O processo de um projeto militar Grupel

Recentemente tivemos na Grupel, um grande projeto, o projeto militar que foi de um nível elevado de exigência e de concentração para todos os departamentos.

O processo deste projeto militar iniciou-se através de um concurso para o desenvolvimento e fabricação de soluções de energia.

Após este processo, o ponto de partida deste projeto, foram as negociações, como é habitual, pois quando se trata de projetos de desenvolvimento e fabrico, o processo de negociação é intenso pois além dos custos, discute-se principalmente as soluções técnicas.

Como a Grupel já tem experiência neste tipo de projetos, o processo decorreu de forma normal ao longo de vários meses de trocas de informações. A satisfação do cliente somente é atingida quando o produto/serviço supera as expectativas do cliente, e para isso é essencial saber ouvir o cliente e entender verdadeiramente as suas necessidades.

Ao longo do projeto os requisitos foram exigentes e muito específicos devido ao seu âmbito militar, pois questões como fiabilidade e operacionalidade são pontos fulcrais. Um exemplo que podemos dar é a gama de funcionamento em termos de temperatura, pois a Grupel teve de assegurar que o equipamento poderá trabalhar a temperaturas de -30ºC, ou ainda garantir que os motores funcionam com outros combustíveis que não só o diesel. Fomos também obrigados a realizar provas de mobilidade dos equipamentos de forma a garantir que os reboques tenham um correto desempenho em terrenos adversos.

Para além destas características, estes geradores foram desenvolvidos para operar em ambiente de guerra, fornecendo energia de forma autónoma ou com possibilidade de alternância com a rede, e ainda em paralelo entre eles.

Este foi um projeto exigente para a organização da Grupel, visto que se tratar de um projeto de conceção e fabrico. O departamento de engenharia teve de conceber um produto que respeitasse as especificações, o departamento de compras teve de procurar fornecedores que respondessem às necessidades de materiais e de prazos, e o departamento de produção teve de encontrar formas de montar os equipamentos de forma a assegurar a qualidade do produto.

Relativamente ao Arranque & Formação, os equipamentos foram enviados para 8 localizações diferentes, e será uma equipa da Grupel que irá efetuar a formação dos equipamentos no local. Paralelamente, a Grupel desenvolveu manuais de utilização específicos para responder às necessidades desta aplicação. Estes tratam-se de manuais muito detalhados e que permitirão aos utilizadores operar e diagnosticar possíveis falhas de uma forma rápida, bem como determinar todos os componentes do gerador.

 

José Machado
Key Account Manager/Resp. Mercados Diretos

Share this post


preloader