O papel da resistência anti condensação do alternador 

Resistência Anti Condensação

O papel da resistência anti condensação do alternador 

A resistência anti condensação tem como função reduzir o teor de humidade no alternador.

A integridade dos isolamentos e dos componentes do gerador, nomeadamente, do alternador, deve ser preservada cuidadosamente, e uma das maneiras mais fáceis e eficazes de prevenir a acumulação de humidade é o uso de resistências de anti condensação, uma vez que estes equipamentos mantêm uma temperatura ambiente adequada, por forma a que não sejam reunidas as condições para se dar condensação.

Estes componentes são, por isso, recomendados para: 

  • locais onde a humidade relativa seja alta
  • locais onde a temperatura ambiente seja baixa
  • zonas costeiras
  • geradores com períodos de inatividade prolongados.

A condensação é prejudicial porque o contacto da água com o alternador pode levar à sua corrosão, oxidação e deterioração, comprometendo totalmente a sua eficiência e vida útil, e fazendo com que tenha de ser reparado (com elevados custos) ou levando mesmo à sua substituição, antes do previsto.

Este fenómeno é inevitável e as resistências anti condensação não o previnem a 100%. Mas, é possível minimizar os seus efeitos e evitar males maiores no que diz respeito à sua ação sobre os componentes e o gerador.

É importante salientar que esta resistência precisa de uma fonte de energia auxiliar externa ao gerador, uma vez que a sua operação ocorre apenas quando o equipamento não está em funcionamento.

Estamos presentes em mais de 60 países, em todo o mundo. Por isso, “adaptabilidade” é palavra de ordem que caracteriza o trabalho diário da Grupel. Um dos nossos maiores objetivos é tornar os nossos produtos adequados às necessidades dos nossos clientes e às condições de cada instalação.  

Necessita de mais informações?

Share this post


preloader