Grupel instala 3.5MW num Terminal Petrolífero da Jordânia

Jordan Oil Terminal

Grupel instala 3.5MW num Terminal Petrolífero da Jordânia

No seguimento da estratégia de desenvolvimento e crescimento internacional dos últimos anos, a Grupel acaba recentemente de instalar três geradores num Terminal Petrolífero na Jordânia.

O projeto, composto pelo fornecimento de três geradores a diesel de emergência, conta com as seguintes potências energéticas, 1658kVAe 1350kVA, e tem as seguintes características:

Gerador a Diesel de Emergência em Contentor de 40"

Gerador a Diesel de Emergência em Contentor de 20"

Os Geradores foram instalados no Terminal Petrolífero para alimentar a carga crítica que é necessária para proteger o equipamento sensível da instalação. Estes foram construídos sob padrões rigorosos e certificações devido à sensibilidade da instalação e todo o equipamento foi testado, segundo as normas internacionais após o pedido do cliente.

Os dois Geradores contêm um tanque de combustível de 15000lts que é fornecido de forma completamente independente e tem sensores do nível de combustível, enquanto que o terceiro Gerador tem um tanque de 10000lts.

Todos os três Geradores foram construídos para funcionar em ambiente de condições extremas, e devido à grande concentração de pó na área da instalação, o contentor está preparado com um filtro de ar na entrada deste. Para além destas características também contém persianas motorizadas na entrada e saída de ar. As persianas na saída de ar, são acionadas por um sistema pneumático, porque a sua atuação deve ser imediata quando o gerador entrar em funcionamento.

Filtros

  • O contentor de 40” está dividido em 3 compartimentos, um para o gerador, um para os filtros de ar e um para os quadros de controlo e potência.
  • O contentor de 20” está dividido em 2 compartimentos, um para o gerador e outro para os filtros, e os quadros estão instalados na estrutura do contentor.

Os quadros de potência dos três geradores são preparados para receber ligação de barramento de cobre modular externa com entrada na parte de cima do quadro. O layout do quadro foi desenhado com muita precisão para facilitar as ligações da parte do cliente.

Barramento de Cobre Modular

Outro ponto que merece ser destacado neste projeto é a existência de um quadro de controlo remoto para cada Gerador instalado nas salas elétricas do Terminal Petrolífero. Através deste quadro, o operador consegue controlar e monitorizar o Gerador, assim como o estado dos disjuntores da inversão que fazem parte da instalação realizada pelo cliente.

Controlador

Devido à importância do equipamento, os Geradores arrancam e alimentam a carga, em menos de 20 segundos. Em relação à deteção de falha de rede, esta é realizada pelo controlador DSE335 que controla também a inversão entre a rede e o Gerador.

Share this post


preloader