As vantagens de usar resistências de pré-aquecimento

Resistência de pré-aquecimento

As vantagens de usar resistências de pré-aquecimento

É fundamental que um grupo gerador, que opere em regime de emergência, arranque com a carga de forma rápida e fiável, quando há uma falha de energia, na fonte principal.

Para isso, a resistência de pré-aquecimento é essencial, porque mantém o anticongelante quente e fá-lo circular pelo bloco do motor, garantindo que está sempre a uma temperatura controlada e preparado para arrancar a qualquer momento.

O aquecimento do motor de um gerador que esteja dentro de um edifício com temperatura controlada será, obrigatoriamente, diferente de um instalado ao ar livre a uma temperatura mais baixa. Por isso, este componente é crucial para manter as temperaturas ideais de qualquer gerador, em qualquer lugar.

Para motores de maior cilindrada em que o volume de aquecimento é maior, são recomendadas resistências de aquecimento com bomba, que permitem a circulação do anticongelante eficazmente sem dissipações de calor.

A não colocação deste equipamento pode levar a que o grupo não consiga arrancar instantaneamente, o que para edifícios que possuem equipamentos que tenham de estar 24 horas em funcionamento, como hospitais, hotéis e, entre outros, centrais de energia, é altamente prejudicial.

Por outro lado, a utilização deste componente traz grandes vantagens:
  • O aquecimento contínuo faz com que o gerador esteja sempre à temperatura ideal para operar;
  • O arranque torna-se mais fácil e rápido;
  • Ajuda a manter a bateria em boas condições, uma vez que as temperaturas baixas reduzem o seu tempo de vida útil;
  • O motor fica menos sujeito ao desgaste e a danos.

 

Há vários fatores que deve considerar, quando escolhe o gerador mais adequado às suas necessidades e à sua realidade. Estes aspetos vão além da potência que espera e dos equipamentos que quer alimentar, porque estão relacionados com as características específicas do local da instalação e com o modo de funcionamento que pretende.

Muitos potenciais problemas, que advêm de períodos de paragem e de condições desfavoráveis, como climas extremos, podem ser facilmente colmatados com a incorporação de alguns extras, capazes de dar a volta à questão e garantir o funcionamento eficaz do gerador, como é o caso da resistência de pré-aquecimento do motor.

Share this post


preloader