A importância das verificações periódicas de óleo, combustível e anticongelante

verificações periódicas óleo combustível anticongelante

A importância das verificações periódicas de óleo, combustível e anticongelante

Alguns procedimentos de manutenção estão relacionados com “componentes” líquidos sem os quais o gerador não pode operar devidamente, como o óleo, o combustível e o anticongelante.

Estar atento ao estado e nível destes fluidos e seguir os tempos de manutenção de cada um pode, realmente, fazer a diferença.

Porquê?

  • O óleo serve para lubrificar componentes internos do motor, por isso, se estiver abaixo do ideal, pode levar à sua degradação completa.
  • O combustível serve para alimentar o motor. Sem combustível, o motor não arranca nem trabalha.
  • O anticongelante serve para refrigerar o motor e evitar o seu sobreaquecimento, pelo que um nível desadequado deste produto pode levar a danos graves no motor.

 

Como verificar os níveis e o estado do óleo, combustível e anticongelante

Óleo
  • Na maioria dos casos, o nível de óleo do motor é visto a partir de uma vareta, que tem um nível máximo e um nível mínimo. Consoante o nível apresentado na vareta, deverá acrescentar ou drenar o óleo.
  • Este produto deve ser trocado de acordo com o plano de manutenção do motor – período que varia consoante o fabricante.
  • É, igualmente, importante averiguar se há mudança de cor ou de textura no óleo, porque isso significa que está em mau estado e, por isso, a danificar o equipamento.
Combustível
  • Antes de arrancar o gerador, é necessário verificar a quantidade de combustível no depósito e certificar-se de que não há fugas.
  • Nos geradores Grupel, o nível de combustível é medido pela boia. Essa informação é passada ao controlador, que a mostrará em percentagem.
Anticongelante
  • Na maioria dos equipamentos, o nível deste produto é verificado pela tampa de abastecimento do anticongelante, usando o dedo.
  • Em alguns casos, há um visor no topo do radiador e/ou um sensor de nível de anticongelante.
  • As causas mais recorrentes para um baixo nível de anticongelante são as fugas e a falta de limpeza e verificação do radiador.

 

Plano de verificação de óleo, combustível e anticongelante para motores Grupel*

verificação óleo, combustível, anticongelante

*Cada fabricante tem planos de manutenção próprios. Nesta tabela, estão apenas as recomendações para motores de marca Grupel.

A Grupel recomenda o óleo Repsol 15w40 e o anticongelante 50% Orgânico Repsol para os motores da sua marca.

Outras recomendações

Cada fabricante tem, normalmente, recomendações próprias quanto ao tipo de óleo, combustível e anticongelante a ser utilizado, bem como quanto aos tempos de manutenção de cada componente. Tendo em conta o motor do seu gerador, deverá ter em conta estas sugestões, geralmente, expressas nos manuais de utilização ou nos contratos de manutenção.

A limpeza e substituição dos filtros e depósitos são, também, medidas transversais à conservação do óleo, combustível e anticongelante.

Através de procedimentos de manutenção, torna-se mais fácil identificar qualquer sinal de problema no gerador. As manutenções periódicas contribuem positivamente para o funcionamento adequado do gerador, o que, em última análise, ajuda a um desempenho mais económico, sem falhas e acidentes, e ao prolongamento da vida útil do equipamento.

Share this post


preloader