A gama de geradores industriais da Grupel é direcionada especialmente para a indústria e foi concebida para operar normalmente como fonte de energia principal e de emergência em instalações onde não existe qualquer outra fonte de energia, ou, quando existe, é muito fraca.

Estes geradores elétricos destinam-se a um conjunto diversificado de aplicações, com elevado potencial de customização, de forma a responder quer às exigências do contexto e localização da aplicação, quer aos requisitos inerentes ao próprio objetivo de aplicação a que se destinam.

Em setores profissionais e empresariais de elevada sensibilidade, tais como unidades de produção, saúde, data centers ou hotelaria, esta gama de produtos assegura um fornecimento de eletricidade capaz de contrariar qualquer interrupção ou instabilidade que afete a rede elétrica, sendo acionado de forma automática em caso de falha no abastecimento.

Com excelente qualidade, preço competitivo e garantia de assistência, os geradores industriais da Grupel são a solução ideal para as suas necessidades.

Marcas com as quais trabalhamos

MOTORES

motores

ALTERNADORES

alternadores

VANTAGENS DA GAMA INDUSTRIAL

» Potências dos 30 aos 1500kVA

» Disponível em versão aberta e insonorizada

» Versatilidade de combinações de motor e alternador

» Funcionamento em contínuo ou em emergência

» Construção sólida para condições atmosféricas adversas

» Máximo desempenho em funcionamento

» Controlador para acesso remoto

» Fácil acessibilidade para manutenção

imagem

Porquê escolher a Grupel?

45 anos

EXPERIÊNCIA

Há 45 anos que a Grupel desenvolve, produz e comercializa geradores elétricos, trazendo energia para todo o mundo.

world scale

ESCALA GLOBAL

A Grupel é uma marca reconhecida em Portugal e premiada em diversas ocasiões. O reconhecimento não se limita a Portugal, uma vez que podemos encontrá-la em mais de 70 países nos 5 continentes.

qualidade

QUALIDADE

Trabalhamos com componentes de elevada qualidade, incluindo a nossa própria marca Grupel. Estamos ainda certificados pelas normas ISO 9001 e ISO 14001.

versatility

VERSATILIDADE

A Grupel dispõe de uma vasta gama de potências, o que nos permite fornecer aplicações de elevada exigência, tais como indústrias, data centers, hospitais, hotéis, infraestruturas ou centrais elétricas e sistemas de cogeração.

technical assistance

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A nossa equipa trabalha diariamente para responder a qualquer necessidade, dúvida ou intervenção que possa necessitar. Dispomos de uma equipa especializada e serviços de suporte para manutenção do seu gerador.

focus on the client

FOCO NO CLIENTE

Trabalhamos em parcerias duradouras e para a satisfação do cliente. Apoiamos todo o ciclo de vida do projeto e colaboramos no desenvolvimento das melhores soluções adaptadas a cada necessidade.

Tem dúvidas?

Para acautelar que o gerador terá a potência realmente necessária, no caso destes picos de arranque/bombas, normalmente, acrescenta-se 25% à potência contratada. Por outro lado, também temos de ter cuidado para não sobredimensionar, uma vez que um gerador que trabalhe a menos de 30% da carga poderá vir a ter problemas no motor.

No caso de a potência consumida ser irregular ou de ter muitos picos (frequente na indústria), recorremos ao analisador de energia elétrica para fazer as medições. Este processo permite-nos analisar a carga da instalação durante uma semana para que, no final, seja possível apurar a potência necessária para alimentar o edifício. Contudo, mesmo após esta análise, é necessário verificar outros tipos de equipamentos que poderão não estar a funcionar, mas cujo uso poderá ser diário, noutras alturas, como o ar condicionado.

O analisador de energia elétrica coloca-se nos cabos da entrada da rede, o que deve ser sempre efetuado por um profissional. Este aparelho mede a tensão e a corrente, e calcula a potência ativa e reativa consumida, em cada momento, pela instalação. Ao mesmo tempo, faz análise de harmónicos da tensão e corrente na nossa instalação, por forma a determinar a qualidade da alimentação para a nossa carga, que é um fator importante para a seleção do gerador.

Em Portugal, os geradores funcionam maioritariamente como sistema de emergência e, por isso, é importante verificar qual a potência necessária no caso de falha na rede, tendo apenas em consideração os equipamentos essenciais do dia-a-dia.

Em caso de dúvida, também é possível calcular os valores de cada aparelho, de forma individual, para criar um total de potência necessária.

As falhas de energia são inevitáveis, seja por questões técnicas ou por condições do terreno e climatéricas adversas. Os geradores standby ou de funcionamento em emergência são usados para, em situações como essas, colmatar a falha da rede e ser fonte principal de energia.

Ter uma fonte alternativa de energia elétrica é uma opção útil e, muitas vezes, altamente necessária, sendo que muitos setores e atividades dependem de energia continuamente. Lugares como supermercados, hospitais, clínicas, data centers, indústrias, obras, eventos, entre outros, não podem dar-se ao luxo de sofrer uma falha no fornecimento de energia elétrica, porque isso corresponde, geralmente, a prejuízos graves, que vão desde quebras de produção, à perda de dados e informação, ou mesmo à ocorrência de acidentes e perdas de vidas (nos hospitais).

Os geradores de emergência são, por isso, soluções ideais e confiáveis para manter o funcionamento dos equipamentos, aquando de uma falha de rede, uma vez que, quando isso acontece, tomam a carga até ali suportada pela mesma.

Em termos técnicos simples, o controlador, que verifica a presença da rede, faz o gerador arrancar, quando esta falha e, assim que o grupo estiver pronto para fornecer energia à instalação, envia um sinal ao quadro de transferência de carga, conectando o gerador à carga. O processo inverso acontece, quando a energia é restaurada na rede elétrica.

É, também, possível ter um gerador de emergência que arranque manualmente. O operador da instalação deverá fazer o arranque manual do gerador e, depois de este estabilizar, inverter o quadro de transferência para a posição ‘gerador’. Aquando da retoma de energia pela rede, o operador deverá inverter o quadro de transferência para a posição ‘rede’ e depois parar o gerador.

Quanto à escolha do modelo e potência mais indicados para o seu negócio, deverá ter em conta o que lhe pretende conectar. Isto é, deverá adequar a potência do seu(s) gerador(es) à potência da instalação dos vários circuitos e equipamentos que pretende alimentar.

Um gerador standby/emergência terá uma vida longa, desde que seja verificado e sujeito a manutenção periodicamente.

São diversas as vantagens de ter um gerador a diesel na sua empresa. No mercado europeu, por exemplo, um dos fatores mais vantajosos é o facto deste tipo de gerador ser mais eficiente, na relação entre custo, manutenção e performance, quando comparado com geradores a gás natural ou a gasolina.

Ao adquirir um ou mais geradores para a sua empresa, deverá ponderar vários fatores e fazer comparações para realizar uma compra assertiva. Para isso, deverá analisar as necessidades reais da sua empresa, ou seja, a utilização que dará ao gerador a diesel, contando, ainda, com a manutenção em função do uso. Se utilizar o gerador ininterruptamente, na Europa, um gerador a diesel é a solução mais económica.

Algumas das vantagens de ter um gerador a diesel na sua empresa:

» Os geradores a diesel são equipamentos de elevada performance que geram energia elétrica;
» São concebidos para produzir energia durante um período mais alargado, comparativamente a outro tipo de geradores;
» Podem ser utilizados nos mais diversos setores de atividade, nomeadamente: hospitais, fábricas, escritórios, eventos, etc.;
» Têm diferentes potências, pelo que poderá optar por aquele que for mais adequado às necessidades da sua empresa;
» Há possibilidade de serem insonorizados, o que reduz significativamente os níveis de ruído que possam interferir com o ambiente laboral da sua empresa;
» O diesel é um combustível que pode ser facilmente adquirido em qualquer posto de abastecimento;
» Apresenta níveis de eficiência e de performance elevados, garantindo um fornecimento contínuo de energia, sem quebras, o que é importante para assegurar que a sua empresa não terá imprevistos na execução dos trabalhos e rotinas diários;
» A manutenção dos geradores a diesel é mais económica do que a dos geradores a gasolina e a gás natural;
» Um motor a diesel é também mais vantajoso do que um a gasolina, pois apresenta um ciclo de vida superior, mas para isso é importante que se faça a manutenção adequada.

Existem vários tipos de geradores a diesel, com diferentes tamanhos, potências e atributos. A seleção do gerador para a sua empresa depende sempre das suas necessidades. Em caso de dúvida, podemos ajudá-lo.

Os extras num gerador standard são muito usuais, pois uma das características que mais distingue a Grupel é a capacidade de adaptar os seus produtos a cada caso, aplicação ou finalidade.
Com a variedade de extras que temos disponíveis, os geradores fabricados à medida pela Grupel podem ser personalizados, melhorados e alterados de acordo com as necessidades do cliente, sendo os extras solicitados muito variáveis.

Nos Grupos Standard, alguns dos componentes extras mais aplicados incluem:

Resistência Pré-aquecimento
Este componente tem como função aquecer e manter a água numa temperatura ideal proporcionando a circulação do líquido refrigerante no motor sendo então necessário aplicar nos geradores em serviço de emergência ou em ambientes com temperaturas inferiores a 10ºC.

Vantagens:
» Facilita o arranque do motor;
» Aumenta a aceitação de carga instantânea;
» Aumenta a durabilidade do motor.

Quadro inversor rede-grupo
Como o nome indica este componente serve para fazer a comutação entre a fonte principal (que normalmente é a rede) e a fonte secundária (grupo gerador), se a fonte principal falhar.

Vantagens:
» A energia é reestabelecida automaticamente;
» Possibilidade de ser incorporado no próprio grupo gerador.

Aumento da capacidade do depósito de combustível
Os grupos geradores têm depósito diário incorporado que varia consoante as canópias utilizadas, mas existe a possibilidade de aumentar a capacidade dos mesmos.

Vantagem:
» Mais horas de autonomia.

Tina de retenção
Este componente é aplicado na base do grupo gerador e a sua função é reter os líquidos que possam derramar do equipamento.

Vantagens:
» Evita custos maiores para construção de tina em betão;
» Facilidade da posterior recolha dos líquidos derramados.

Kit fichas
Mediante a Amperagem, temos já pré-definido as tomadas a aplicar, contudo existe a possibilidade de troca a pedido do cliente.

Vantagens:
» Ligação direta e facilitada de equipamentos ao gerador;
» Disponibilidade de várias opções de Amperagem protegidas pelos respetivos disjuntores diferenciais.

Olhal de elevação
Na maioria das nossas canópias, este componente já faz parte da produção dos grupos geradores, no entanto nas versões em que isto não acontece nós temos a possibilidade de o integrar.

Vantagem:
» Fácil manuseamento.

Peça-nos uma cotação

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
preloader