Como funciona um gerador de energia?

Gerador de Energia | Grupel

Como funciona um gerador de energia?

Um gerador de energia é, como o próprio nome indica, um dispositivo capaz de gerar energia. Este é responsável por converter qualquer tipo de energia (por exemplo, química, mecânica, etc.) em energia elétrica.

A energia é um recurso fundamental e nos dias de hoje estamos completamente dependentes desta para conseguir fazer as mais comuns tarefas do dia-a-dia, para conseguir trabalhar, para manter os equipamentos em funcionamento, enfim para fazer “girar o mundo”.

Com o intuito de colmatar as falhas energéticas, uma vez que os sistemas elétricos são falíveis, recorre-se aos geradores para minimizar essas falhas. Desta forma, assegura-se um contínuo fornecimento de energia para suprir as necessidades.

E onde é que o gerador de energia é habitualmente utilizado?

É muito comum encontrar em:

  • Hospitais
  • Hotéis
  • Grandes Indústrias / Empresas
  • Eventos
  • Em algumas casas.

Então, como funciona um gerador de energia?

Para entrar em funcionamento, o gerador de corrente contínua está dependente da indução eletromagnética, capaz de transformar/converter em energia elétrica. O dínamo é um dos tipos de geradores de energia mais conhecidos e converte a energia mecânica existente na rotação do eixo. Isto faz com que a intensidade do campo magnético oscile, levando à indução da tensão nos terminais que possui. Assim quando estão sujeitos a cargas leva à circulação da energia.

Existem à disposição diversos tipos de geradores de energia, podendo encontrar diferentes modelos e diferentes potências, de modo a poder ajustar à sua realidade.

Para converter energia mecânica em energia elétrica pode optar entre estes tipos de geradores, nomeadamente:

  • Geradores Assíncronos (ou de Indução)
  • Geradores Síncronos
  • Geradores de Corrente Contínua

De realçar que os motores elétricos são semelhantes aos geradores, contudo convertem a energia elétrica em energia mecânica. Há também formas de converter energia química em energia elétrica, por exemplo, através de pilhas. Já no que respeita à conversão de energia solar em energia elétrica esta é conseguida recorrendo à utilização de geradores fotovoltaicos.

Agora que sabe como funciona o gerador de energia e qual a sua importância, basta optar pela solução mais conveniente para si.

Share this post


preloader