Descubra a relação entre a tensão, corrente e resistência elétrica

Tensão elétrica e corrente elétrica

Descubra a relação entre a tensão, corrente e resistência elétrica

A tensão elétrica (U) e corrente elétrica (I) são termos muito diferentes e mais vulgarmente conhecidos por tensão e corrente.

É impossível falar da tensão elétrica e corrente elétrica sem mencionar a lei de todas as leis, a Lei de Ohm, que tem seguinte relação:

formula-tensao

 

 

 

Onde:

  • R: Resistência elétrica, em Ohm (Ω);
  • U: Tensão elétrica, em Volt (V);
  • I: Corrente elétrica, em Ampere (A).

Basicamente, a resistência elétrica é a facilidade ou dificuldade que os materiais possuem, de opor-se à passagem de uma corrente. Quando se diz que um determinado material tem uma boa resistência elétrica, quer se dizer que ele se opõe de forma mais eficaz à passagem de correntes elétricas.

Para compreendermos melhor, podemos fazer uma analogia com hidráulica. Considerando uma tubagem que transporta água, em que a tensão equivale à pressão da água, a corrente seria o fluxo de água e a resistência elétrica seria o diâmetro da mangueira. Ou seja, se aumentarmos o diâmetro da mangueira (estamos a diminuir a resistência de passagem da água), e mantivermos a pressão da água (tensão) resulta então num maior fluxo de água (corrente) a passar no tubo.

cartoon-volt-amp-ohm

(Exemplo de imagem de HPAC, 2019)

 

Descubra mais sobre os nossos diferentes tipos de geradores de corrente elétrica!

Nuno Felício
Engenheiro Eletrotécnico

Share this post


preloader